Factos e Imprecisões

15-02-2010 14:03

Sr. João Figueiras:

Como deveria imaginar, não poderia deixar de lhe responder corrigindo as suas imprecisões, foi só uma questão de escolher o momento mais adequado. De facto não vou usar os mesmos termos e forma, porque isso seria baixar o meu nível e isso como deve perceber não o irei fazer. No entanto, não deixarei de corrigir para que não existam mais dúvidas, e, que todos os nelenses a quem o senhor faz apelo, saibam tudo o que se passa, aliás, penso até, que não será novidade nenhuma para ninguém. Veja por exemplo a assistência aos jogos.

1-   O senhor pode ter mais anos de futebol que eu de vida, acredito ser um facto. Agora isso, não valida que o senhor saiba mais ou menos do que eu sobre a matéria, isso como deve compreender é muito subjectivo.

Fico espantado, quando refere ao "cuspir no prato onde comeu" e "dar a mão mais que uma vez". Felizmente e dou graças a Deus por isso, nunca precisei do futebol, nem para me mostrar ou sequer sobreviver. Eu ando no futebol por paixão, mas tenho principios pelos quais sempre me regi e sempre me orientei. Sempre tive uma perspectiva de dignidade para com os outros e depois para comigo. Se alguma vez invertesse esta conduta aí não seria eu, mas sim um outro qualquer e nesse tipo de realidade eu não entrarei nunca.

Questiona, se teria o mesmo tipo de conduta se fosse eu a substituir o Carlos Ferreira. Essa questão é de facílima resposta, nunca eu iria substituir o Carlos Ferreira, porque nunca iria aceitar um hipotético convite para o efeito, e o sr. também sabe o porquê desde a 1ª hora, é só fazer um pequeno esforço de memória, e, depois como é obvio nunca abandonaria os atletas da equipa Júnior.

2-    Fala em imprecisões, aceito que as ouve, mas elas vêm de si e não de mim, e sabe porque?

Os seniores só tinham 2 juniores no seu plantel (Tiago Borges e Didier) e não 4 como refere porque os outros dois já eram séniores (Gito e Ricardo).

Refere que neguei a cedência de Juniores para a convocatória dos seniores. Pergunto-lhe, em quais convocatórias é que eu impedi os juniores de irem?

Se calhar o senhor estava a pensar do que falamos nas nossas conversas antes da época iniciar e confundiu com a realidade.

Relativamente ao jogo com o Cabanas de Viriato e a sua incorrecta comparação de resultados,  eu faço a minha mas para os mesmos jogos, e que sendo a mais aproximada, mesmo assim entendo não ser uma comparação muito correcta.

Com José Lima:

7 jogos o que corresponde a 4 vitórias e 3 derrotas com 15 golos marcados e 15 golos sofridos num total de 12 pontos.

À quanto tempo não chegavam a este numero de pontos no inicio da época?

As derrotas foram; Viseu e Benfica em casa 0-5; Repeses fora 4-0 e Molelos fora 4-1.

As vitorias foram Povoenses fora 1-2, Campia casa 3-0 Mangualde casa 4-1 e Cabanas casa 5-0.

Após José Lima:

As derrotas foram; Viseu e Benfica fora 7-2; Repeses em casa 1-7; Molelos em casa 1-2 e Cabanas de Viriato fora 4-3.

Os empates foram, Campia fora 2-2, Mangualde 2-2.

As vitórias foram; Povoenses em casa 3-1.

7 jogos o que corresponde a 1 vitória, 2 empate e 4 derrotas com um total de 15 golos marcados e 25 golos sofridos e 5 pontos. Os números são bem claros Sr. Figueiras.

Quero-lhe referir ainda e relativamente ao jogo com o Cabanas de Viriato o seguinte. Efectivamente é verdade que dei indicações para o banco, é verdade também que fui eu que fiz a equipa, e, ainda é verdade que fui eu que fiz a palestra antes do jogo e sabe porque?

Porque foram os atletas que me pediram para o fazer, porque foi o Jorge Costa que me pediu para o ajudar.

3) Quanto a minha saída do clube, e uma vez mais, o senhor sabe bem que não era a questão financeira nem qualquer outra qualquer no momento que me impedia de continuar a estar ao comando da equipa Júnior A do clube. Se eu fosse um mercenário do futebol, não teria continuado depois do incumprimento a partir do 1º mês, não teria saído do meu bolso dinheiro para pagar as sandes aos atletas no final dos jogos, não teria saído do meu bolso as despesas com gasóleo para ir buscar e trazer jogadores para os jogos e treinos. O senhor sabe bem qual o motivo que me levou a sair, e também sabe que nesse momento o senhor como responsável da formação do clube deveria ter tomado uma posição de defesa dos interesses da formação que não era de estar calado e concordar com a situação até porque o Sr. sabia melhor do que eu que a equipa sénior não tinha competição nesse fim-de-semana e no sábado teria jogo particular. Também sabe, como expert do futebol que os miúdos que foram integrados no treino dos seniores nesse dia não tinham tempo de recuperação suficiente para o jogo de sábado para o tipo de treino que iam fazer. Mas isto são questões de ordem metodológica e fisiologica que não necessito de estar aqui a descrever porque estou certo que sabe perfeitamente o que estou a dizer.

4) Relativamente a saída e reentrada de atletas, e aos comentários nos blogs:

A) Nunca estive envolvido na saída de ninguém e se tentei que houve-se reentradas, parece-me a mim que estava a ajudar o clube, ou a si não lhe parece o mesmo?

B) Qualquer dos comentários surgidos não foram da minha autoria e aqueles que foram eu assinei-os. Eu assumo sempre aquilo de que sou responsável contráriamente a outros.

5) Para terminar, o clube não deve rodar em torno do José Lima ou da equipa de Juniores, como o Sr. Figueiras diz. O clube deve rodar indiscutivelmente em redor de um projecto credivel na formação no seu todo. Os seniores deveriam ser uma consequência lógica desse projecto, o que sabe bem não serem (que o digam o Tiago Borges, o Didier, o Gito e o Ricardo que só jogam quando não há quase mais ninguém). Aonde está o resultado daquilo que o sr. tanto proclamou aquando das conversas que íamos tendo antes de iniciar a temporada. Eu recordo-lhe:

Jogadores do concelho, independentemente dos resultados.

Tiago Borges, Didier, Gito e Ricardo, onde estão os outros atletas do concelho?

E já agora, aquela de pôr juniores de primeiro ano e ainda por cima sem autorização para competirem no escalão sénior é de mestres. O Sr. não me queiram meter no mesmo saco que outros, se eu quisesse fazer mal ao SLN tê-lo-ia feito desde o  primeira jogo.

Para finalizar, Sr. Figueiras, não participe nas brincadeiras com coisas sérias, nem queira tapar o sol com qualquer peneira, porque já não há peneira que o tape. Além disso, peneiras é coisa que por aí não faltam.

As minhas desculpas aos meus amigos Jorge Costa e  Carlos Ferreira e aos atletas mencionados, por os ter envolvido nesta minha crónica.

Um abraço

José Lima